segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Street's of Rage e a nostalgia de nosso tempo


Bom com sorte no momento em que você estiver lendo esse post  eu já terei feito o upload do meu primeiro vídeo apresentando o remake de streets of rage,a cada vídeo que eu lançar eu pretendo escrever um post aqui também não só sobre o jogo no vídeo em questão mas também sobre tópicos interessantes que passam pela minha cabeça.
  Enquanto eu jogava o remake de streets of rage duas coisas passavam pela minha cabeça,a primeira delas foi como esse jogo era tão melhor do que qualquer coisa que a SEGA lançou nos últimos tempos e a segunda foi como um grupo de pessoas passam 8 anos trabalhando em um projeto sem ganhar nada por isso apenas para fazer um tributo a um jogo de suas infância. Todos nós já tivemos saudade de algo de nossa infância seja por algumas memória feliz de tempos mais inocentes ou alguma obra que nos marcou para sempre,mas eu não sei porque eu sinto que essa nossa época é vítima de um fenômeno que eu chamo de nostalgia overload,por algum motivo parece que todas as pessoas começaram a se lembrar de como o passado era mais legal,quer dizer eu tenho 18 anos eu já sofro os sintomas desse fenômeno,eu já sinto saudade dos jogos antigos que joguei,filmes,séries e por ai vai e não sou só eu que fui pego muitas pessoas que eu conheço parecem sofrer do mesmo quadro,tem vezes que me sinto um velho falando sobre os “Bons tempos” sendo que minha vida nem começou direito,talvez algum psicólogo ou sociólogo possa me explicar o porque disso estar acontecendo ou eu posso também estar fazendo tempestade em copo d'água e isso é completamente natural,mas eu duvido que seja e eu acho que posso provar.
 Eu quero que você pare e se pergunte agora quantos 
  reboots,remakes e sequências de filmes antigos nós tivemos ultimamente?Se você não consegue pensar em nenhum aqui tem
uma ajuda:
http://www.denofgeek.com/movies/450292/75_movie_remakes_and_reboots_currently_in_the_works.html
  E isso é só na indústria cinematográfica,na de games ,principalmente com o advento da distribuição digital,nós vemos vários jogos antigos sendo lançados hoje para nós comprarmos.Claro muitos desses reboots e relançamentos podem ser muito bons e tivemos ótimos exemplos de quando isso aconteceu e as empresas não vão perder a oportunidade de ter o máximo de lucro com o mínimo do risco,mas será que essa nostalgia não está atrapalhando o desenvolvimento de novas idéias?Porque afinal de contas uma empresa vai se arriscar a criar algo novo que pode ou não dar certo se ela pode simplesmente vender algo já testado que sabe que todos vão comprar?Não foi essa nostalgia que fez o pessoal da bombergames gastar 8 anos da vida deles fazendo um jogo para a SEGA simplesmente mandar fechar o projeto e contando com a mesma para vender o streets of rage 2 portado para os sistemas de hoje?Eu não estou dizendo que se você gosta de remakes,relançamentos e afins você está destruindo a indústria e merece morrer,como eu disse é natural sentir nostalgia e querer que essas obras antigas voltem,eu também quero as vezes que um jogo antigo volte para eu poder jogar de novo e quem sabe criar novos fans que talvez nem tivessem ouvido falar da obra se não ouvesse um relançamento,eu inclusive conheci alguns jogos dessa maneira(por ironia o próprio streets of rage),o que eu quero é que se dê mais atenção ao que é criativo e novo do que aos clássicos do passado porque bem ou mal o tempo deles já passou e não adianta querer ficar trazendo eles de volta ou nós nunca vamos evoluir e melhorar as obras futuras,afinal de contas se durante a renacença as pintores se contentassem em pintar o já conhecido estilo medieval nós nunca teriamos tido a mona lisa,portanto olhos no horizonte e em direção ao futuro para que possamos ter jogos tão memoráveis nos próximos anos quanto os clássicos de hoje.

Um comentário:

  1. Ah como eu adoro ser retrogamer!! Com essa nova leva de remake e reboots podemos dizer que os dias atuais estão sendo perfeitos para essa comunidade humilde e extremamente saudosista. Pouco depois que a Sega mandou fechar o projeto do remake do Streets of Rage ela própria lançou no iTunes o Streets of Rage 2 mostrando com isso que o jogo é dela e ninguém tasca. Atitude boba pois tantas empresas hoje em dia contratam novos programadores e artistas com base em Mod e remakes!
    Não acho que remakes e reboots estraguem séries e tirem espaço para novas franquias. Acho apenas que há ALGUNS maus remakes e principalmente alguns reboots que foram mal dirigidos. Atualmente sou dono de um PSP e joguei algumas coisas que valeram a pena, não só pela revisita aos clássicos mas pelo prestigio de ver algumas já foi bem feito, ser refeito!!

    ResponderExcluir

Se você tem uma observação,crítica ou opinião escreva aqui,mas com educação.