quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Psychonauts


  Se você perguntar a alguém sobre Psychonauts as palavras mais comuns que você vai ouvir serão:Incrível,engraçado,original e perfeito,pra falar a verdade eu ouvi tanto isso que já tinha começado a odiar o jogo antes mesmo de jogar,principalmente por ser um jogo que eu quis jogar no seu lançamento em 2005 mas nunca pude,eis que em 2012 eu finalmente tive a oportunidade de jogar,e as minhas conclusões foram bem diferentes do que eu esperava.


    De início fui imediatamente levado a procurar cada defeito por menor que fosse,e o jogo tem vários defeitos com certeza,para poder dizer que o jogo era supervalorizado e que não era tão bom quanto todos diziam,minha má vontade combinada com o início morno do jogo não me deu uma boa primeira impressão.Logo de início você percebe os problemas do jogo,os controles com teclado e mouse não são muito precisos e mesmo tendo a opção de mudar o mapeamento das teclas você está melhor com um controle analógico,e eu não tinha um que sorte,a câmera também não contribui para melhorar o jogo,psychonauts é um jogo que contém level designs muito interessantes e incomuns que a câmera tem muita dificuldade em acompanhar o que faz com que algumas fases virem um verdadeiro pesadelo para terminar e para fechar o jogo é muito fácil,o que eu normalmente não consideraria um problema se ele também não tivesse partes em que a dificuldade se multiplica em 100 vezes por nenhum motivo e combinado com os controles e câmera podem trazer inúmeros momentos de frustação.
   Eu já estava com a minha opinião formada quando o jogo me surpreendeu e me mostrou como ele é brilhante,em psychonauts as fases se passam dentro da mente dos personagens,até o momento eu não tinha visto nenhuma fase que me impressiona-se até que eu cheguei em uma em que eu podia ver claramente a influência da personalidade do personagem na fase,e não só isso existem cofres dentro das fases que te revelam os segredos e memórias que cada personagem guarda,mas o que mais me chamou atenção foi quando eu ao explorar a fase encontrei uma parte só dedicada aos pesadelos e demônios internos que a pessoa tinha,foi incrível ver que como aquele personagem escondeu seus demônios dentro da própria mente e o level design da fase refletia isso.A partir desse momento eu me apaixonei por psychonauts,e cada segundo o jogo ficava melhor,cada fase mudava completamente dependendo de que mente você entrava,a partir desse ponto você começa a resolver os problemas emocionais de cada pessoa ao entrar na mente delas e é incrível como o jogo consegue representar os traumas que elas passaram sem perder o bom humor.

    O que mais me faz gostar de psychonauts não é o humor,nem o level design ou o estilo gráfico e apesar desses 3 aspectos serem muito bons afinal raramente existe uma dialogo ou interação com o ambiente que não tem faça dar umas risadas e as fases sempre são criativas e bem feitas com uma estética que caí muito bem ao jogo,mas o que me faz amar esse jogo é como ele literalmente conta estórias e dá caracterização através da fase e de como os problemas que cada personagem tem são encarados no gameplay,Rasputin(ou Raz como ele gostade ser chamado) é uma criança de 10 anos e é ele que tem que entrar na mente de adultos e resolver problemas que os deixaram marcados toda a vida e o jeito simples como ele resolve cada um deles mostra muito bem como os problemas que achamos complicados são tão mais simples quando encarados por uma criança e esse jogo reflete isso muito bem.
   Faça um favor a você mesmo e compre psychonauts,é um jogo que esbanja originalidade e que nunca caí na armadilha de ser repetitivo,vai te fazer sorrir e pensar e algumas vezes te fazer gritar de frustação pelos motivos que eu disse antes mas é no total uma das experiências mais interessantes que eu já tive jogando um videogame.




PS:Pensando um pouco apesar de diferentes no intuito psychonauts e paprika,que é um filme ótimo que você deveria ver, são bem parecidos os 2 tem em comum que são mais interessantes e divertidos do que inception.

Um comentário:

  1. Tô doido pra terminar o jogo, mas tô sem tempo... Esse texto me deu mais vontade ainda, vou ver se consigo jogar logo.

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