Se
você perguntar a alguém sobre Psychonauts as palavras mais comuns
que você vai ouvir serão:Incrível,engraçado,original e
perfeito,pra falar a verdade eu ouvi tanto isso que já tinha
começado a odiar o jogo antes mesmo de jogar,principalmente por ser
um jogo que eu quis jogar no seu lançamento em 2005 mas nunca
pude,eis que em 2012 eu finalmente tive a oportunidade de jogar,e as
minhas conclusões foram bem diferentes do que eu esperava.
De
início fui imediatamente levado a procurar cada defeito por menor
que fosse,e o jogo tem vários defeitos com certeza,para poder
dizer que o jogo era supervalorizado e que não era tão bom quanto todos diziam,minha má vontade combinada com o início
morno do jogo não me deu uma boa primeira impressão.Logo de
início você percebe os problemas do jogo,os controles com teclado e
mouse não são muito precisos e mesmo tendo a opção de mudar o
mapeamento das teclas você está melhor com um controle analógico,e eu não tinha um que sorte,a
câmera também não contribui para melhorar o jogo,psychonauts é um
jogo que contém level designs muito interessantes e incomuns que a
câmera tem muita dificuldade em acompanhar o que faz com que algumas
fases virem um verdadeiro pesadelo para terminar e para fechar o jogo
é muito fácil,o que eu normalmente não consideraria um problema se
ele também não tivesse partes em que a dificuldade se multiplica em
100 vezes por nenhum motivo e combinado com os controles e câmera
podem trazer inúmeros momentos de frustação.
Eu
já estava com a minha opinião formada quando o jogo me surpreendeu
e me mostrou como ele é brilhante,em psychonauts as fases se passam
dentro da mente dos personagens,até o momento eu não tinha visto
nenhuma fase que me impressiona-se até que eu cheguei em uma em que
eu podia ver claramente a influência da personalidade do personagem
na fase,e não só isso existem cofres dentro das fases que te
revelam os segredos e memórias que cada personagem guarda,mas o que
mais me chamou atenção foi quando eu ao explorar a fase encontrei
uma parte só dedicada aos pesadelos e demônios internos que a
pessoa tinha,foi incrível ver que como aquele personagem escondeu
seus demônios dentro da própria mente e o level design da fase
refletia isso.A partir desse momento eu me apaixonei por
psychonauts,e cada segundo o jogo ficava melhor,cada fase mudava
completamente dependendo de que mente você entrava,a partir desse
ponto você começa a resolver os problemas emocionais de cada pessoa
ao entrar na mente delas e é incrível como o jogo consegue
representar os traumas que elas passaram sem perder o bom humor.
O que mais me faz
gostar de psychonauts não é o humor,nem o level design ou o estilo
gráfico e apesar desses 3 aspectos serem muito bons afinal raramente
existe uma dialogo ou interação com o ambiente que não tem faça
dar umas risadas e as fases sempre são criativas e bem feitas com
uma estética que caí muito bem ao jogo,mas o que me faz amar esse
jogo é como ele literalmente conta estórias e dá caracterização
através da fase e de como os problemas que cada personagem tem são
encarados no gameplay,Rasputin(ou Raz como ele gostade ser chamado) é
uma criança de 10 anos e é ele que tem que entrar na mente de
adultos e resolver problemas que os deixaram marcados toda a vida e o
jeito simples como ele resolve cada um deles mostra muito bem como os
problemas que achamos complicados são tão mais simples quando
encarados por uma criança e esse jogo reflete isso muito bem.
Faça
um favor a você mesmo e compre psychonauts,é um jogo que esbanja
originalidade e que nunca caí na armadilha de ser repetitivo,vai te
fazer sorrir e pensar e algumas vezes te fazer gritar de frustação
pelos motivos que eu disse antes mas é no total uma das experiências
mais interessantes que eu já tive jogando um videogame.
PS:Pensando
um pouco apesar de diferentes no intuito psychonauts e paprika,que é um filme ótimo que você deveria ver, são bem parecidos os 2 tem em comum que são mais interessantes e divertidos
do que inception.
Tô doido pra terminar o jogo, mas tô sem tempo... Esse texto me deu mais vontade ainda, vou ver se consigo jogar logo.
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