quinta-feira, 8 de março de 2012

Top 4:Estereótipos femininos em videogames

                     
   Meu presente para todas as mulheres nesse dia internacional da mulher,aqui está o Top 4 estereótipos femininos em videogames(mais ou menos). 
                                              
                                                        1-donzela em perigo-
   O mais comum e o esterótipo que eu mais odeio,mais histórias do que eu posso contar sofrem com isso,e estaria tudo bem se não fosse tão usado e reutilizado milhares de vezes,você esperaria que a princesa peach fosse tomar mais cuidado depois da milionésima vez que ela foi sequestrada ou que o Mario ficasse esperto e percebesse que tem algo de estranho acontecendo entre o bowser e a princesa. O pior desse tipo de história é o fato da donzela ,na maioria das vezes,não ser nada mais do que um prêmio para o herói uma recompensa pela sua árdua jornada,você não tem um desenvolvimento do relacionamento dos dois personagens e muitas vezes fica se perguntando porque o herói se dá a um trabalho tão grande pra salvar a tal donzela. 
Exemplo: Princesa Peach
   Preciso dizer alguma coisa?Eu sei que Mario não é exatamente o jogo mais focado em história no mundo,mas vamos ser honestos a Princesa Peach não tem personalidade nenhuma,pelo menos nos primeiros jogos do Mario,ela podia muito bem ser substituída por um abacaxi que não faria a menor diferença.
Como escapar do esterótipo: Princesa Fiona,Shrek
   Sei que não é um videogame mas eu gosto bastante da maneira que o filme trata toda a busca pela princesa, a maioria dessas histórias termina com o herói salvando a princesa mas ao você adicionar a jornada de volta onde os dois tem que realmente interagir um com o outro é bem interessante e te da a oportunidade de desenvolver os dois personagens,em videogames só consigo pensar em um exemplo disso e foi em Resident evil 4 e mesmo assim não é um bom exemplo porque mal existe uma interação entre os dois.
                                                2- Sidekick -
                                                        
     Esse tipo de personagem nem sempre é necessariamente estereotipado,apenas é quando mal escrito,tem vezes que você pode criar ótimas narrativas com a dinâmica entre os dois protagonistas da mesma maneira que você criar se você souber escapar do estereotipo anterior,mas na maioria das vezes e principalmente em videogames essa dinâmica é mal feita e ficamos com Sheva e Chris de Resident evil 5.
Exemplo: Sheva de Resident evil 5
   Resident evil 5 é um bom exemplo, em que você pode ver como pode ser ruim esse tipo de personagem,durante o jogo os dois protagonistas que eram para ser parceiros não evoluem em quase nada e muito menos aprendem algo um com o outro, o máximo de desenvolvimento que tiramos dos dois é que depois de dias juntos eles aprendem a confiar um no outro,go figure.
Como escapar do estereotipo: Trish de Enslaved
   Um jogo que consegue fazer ambos os personagens crescerem é enslaved que junta Monkey e Trish,os dois são colocados em uma situação em que são obrigados a trabalhar juntos e a partir daí não só desenvolvem um bom relacionamento como crescem individualmente como personagens.
                                                         3-The Eye candy-
   Eu tenho até receio em colocar esse tipo de “personagem” nessa lista porque ao ser um personagem se implica que eles tenham ao menos um mínimo de personalidade,coisa que “personagens” femininas que estão nessa categoria não tem,elas só estão lá para atrair o público masculino e nada mais,elas também são infelizmente bem comum na indústria.
Exemplo:Dead or Alive,apenas vá no google imagens e digite.Preciso dizer mais?
Como escapar: hum...,eu diria apenas que você nunca colocasse esse tipo de “personagem” em um jogo.
                                                            4-Tough chick-
    Não tão comum quanto os outros esse tipo de personagem ainda é muito utilizado tanto em videogames quanto em outras mídias, é representado por uma mulher badass mothafocka que é emocionalmente fechada por algum motivo,normalmente trauma de infância,de início você talvez pense “ué o que tem de ruim nisso?” agora pense em quantos personagens desse tipo você já viu em mídias em geral?O pior é que essas mulheres por mais badass que sejam normalmente não são as protagonistas das histórias que aparecem e raramente tem alguma evolução durante a narrativa
Exemplo: Avatar,Trudy Chacon
   Não sabe quem é? É a personagem da Michele Rodriguez, ela é exatamente isso que eu descrevi acima,chuta bundas mas não é a protagonista da história e nós nunca temos um aprofundamento em seu personagem,e depois claro que ela morre sem nós nunca termos nos importado com ela,papéis femininos fortes são bons mas se você não tiver um bom personagem por traz é sem sentido.
Como escapar:Subject zero de Mass effect 2
   Ela se encaixa perfeitamente na descrição que fiz acima mas ao contrário da maioria ela tem uma história por traz,você não só fica sabendo como badass ela é,você descobre o porque dela ser assim,isso ajuda bastante para que você se importe com ela como personagem, ao contrário das outras mulheres desse tipo que você só fica se perguntando porque que elas parecem irritadas o tempo todo.

PS:O objetivo original era falar só desses estereópitos em videogames mas acabei mencionando outras mídias,e mesmo acho que esse psot ficou melhor do que o meu anterior sobre o assunto: http://protagonistasemface.blogspot.com/2012/02/tem-muito-link-e-pouca-zelda-nessa.html ,eu ainda não achei 100% ,a e me desculpem pela re-utilização da palavra estereótipo nesse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma observação,crítica ou opinião escreva aqui,mas com educação.