quarta-feira, 21 de março de 2012

Um fim de semana em The Old Republic

     
   Quem me conhece sabe que tenho um profundo desprezo por MMOs,seja por sua natureza repetitiva,falta de objetivo ou o fato de você estar pagando $15 para basicamente andar 95% do tempo. Então quando a Bioware anunciou que estaria fazendo um MMO baseado em KOTOR eu imediatamente torci meu nariz e os amaldiçoei por não fazerem um rpg tradicional,mas com o tempo eu comecei a me interessar pelo jogo conforme a Bioware mostrava que esse seria uma MMO diferente e que adotaria o padrão dos jogos da empresa,focada em grandes RPGs e ótimas estórias. Esse fim de semana eu pude finalmente jogar graças a um free-trial, e por isso estou aqui,para falar o que achei desse jogo que prometeu trazer os fãs de KOTOR e rpgs tradicionais para o mundo dos MMOs.


   Pra começar vamos deixar algo bem claro The old republic é basicamente World of Warcraft no universo Star Wars,a interface é muito parecida, o combate é praticamente igual e a progressão também é semelhante.Isso no entanto não impede TOR de ser um bom jogo, ele consegue pegar os velhos elementos de WoW e os melhora em vários aspectos,por exemplo ao matar vários inimigos em uma só área ao invés de ter que ir de corpo em corpo coletando o loot você tem um loot em área que já coleta tudo de uam vez só,o combate apesar de consistir em apertar hotkeys tem animações muito bem feitas e habilidades que te fazem sentir um badass quando seu sith warrior salta para o meio da batalha e manda um shockwave ao redor de si,ou quando o Bounty hunter usa o lança-chamas nos inimigos seguido por um rocket punch que lança os inimigos longe. Também vale mencionar que avançar de level no jogo é conveniente e divertido(ao contrário de WoW),além de todas as quests terem uma pequena estória para contar e serem todas dubladas substituindo o quest text usual o jogo organiza a localização das quests em um mesmo lugar,ao contrário de WoW em que você pega as quests em uma cidade e tem que desbravar os 4 cantos do mundo para conseguir completar tudo,em TOR os objetivos das quests da cidade X ficam todas em uma parte Y da região,é muito bom poder completar 5 quests indo a um lugar só mesmo que elas ainda consistam basicamente de colete 5 disso e mate 20 daquilo.
Come at me Bro!
    Agora vamos falar da parte que mais interessa a todos,será esse jogo o KOTOR 3 que vários fãs sonharam durante anos?Não,apesar de cada classe ter sua estória principal elas não tem a mesma profundidade dos RPGs single-player da Bioware,além disso os mundos por mais legais que sejam não tem o mesmo detalhe dos antigos Knights of the old republic e os elementos de MMO não ajudam em nada nesse aspecto. Porém mesmo não sendo KOTOR 3 a estória principal das classes ainda é interessante o suficiente para manter um fã de KOTOR investido no jogo,pelo menos no início, as side quests podem ser genéricas mas a dublagem e escolhas que você pode fazer no decorrer das missões me fizeram até gostar de delas,o fato de você nunca ser chamado para matar 5 porcos também ajuda.
Muito mais ameaçadores do que porcos
   A parte que eu mais gostei no entanto,e me surpreendi bastante com isso, foram os flashpoints que são os equivalentes das dungeons de WOW,o que diferencia é que você pode fazer escolhas(tanto morais ou não) no meio da dungeon que podem mudar tanto o meio quanto o resultado final,e foi ai que eu tive uma grande experiência de Roleplaying talvez até mais do que nos jogos RPG single-player, você está com um grupo em que cada um criou seu personagem com uma personalidade distinta e ver os vários personagens do grupo interagindo e decidindo que ações tomar é muito divertido.Na hora das conversas cada pessoa escolhe uma opção de conversa,nisso é distribuído um número aleatório e a pessoa com o maior número é a que fala,por exemplo em um flashpoint que fiz todos os membros do grupos escolheram a opção de matar um npc e apenas um escolheu salvá-lo e advinha o que aconteceu,ele ganhou e o npc acabou vivendo.Isso me deixou mais imerso do que qualquer outra coisa no jogo e me fez sentir quase como em um RPG de mesa real,algo que eu sempre quis e buscava em um MMO.
    The Old Republic no final acaba desagradando tanto as pessoas que queriam KOTOR 3 quanto aquelas que queiram algo novo no mundo dos MMOs,isso não significa que seja ruim só não espere uma estória no nível normal da Bioware ou um MMO que revolucionará o mercado,o jogo fica no meio inovando bastante com as melhores estórias que eu já vi contadas em um MMO e com elementos familiares porém refinados de jogos já  existentes,se eu fosse recomendar o jogo diria para você arranjar um grupo para jogar, isso acontece já em outros MMOs mas nesse em específico eu diria que você está perdendo muito em jogar sozinho. Mesmo não encontrando o que procurava em TOR eu quero voltar para continuar a saga de Toodinho o smuggler mais pesado e pouco confiável da galáxia!

PS:No free-trial que eu participei no fim de semana só pude chegar até o level 15 então não posso comentar nada além disso mas se o jogo continuar o passo que estava no início tenho certeza que vai ser muito bom, acobou de ser anunciado que vai ter outro trial nesse fim de semana então se você está curioso essa é a sua chance: http://www.swtor.com/node/313991


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem uma observação,crítica ou opinião escreva aqui,mas com educação.